Fluxo de processos na sua empresa: 10 dicas de como melhorá-lo

O fluxo de processos torna a empresa mais competitiva e eficiente....
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A automação do atendimento diminui a sobrecarga da equipe e melhora a comunicação com o cliente. Entenda como turbinar a empresa com essa ferramenta!!

O fluxo de processos torna a empresa mais competitiva e eficiente....

Ter em mãos o controle de produtividade da sua equipe facilita superar obstáculos...

As regras para armazenamento de documentos deve abranger tanto os documentos físicos, em papel, quando para os digitais.

Empresas eficientes conseguem alcançar o sucesso mais rapidamente e conquistar cada vez mais clientes. Isto é fundamental nos dias de hoje. Tal marca passa pela adoção de fluxo de processos eficazes, o que além de otimizar o trabalho realizado, faz com que a empresa evite desperdícios de tempo e de dinheiro. A longo prazo, essas ações podem corroer a rentabilidade do negócio e, até mesmo, tirar sua competitividade.

Otimizar os fluxos de processos é menos complexo do que se imagina e está ao alcance de todas as empresas, não importa o seu porte ou segmento.

Quer entender esse assunto melhor? A seguir, vamos mostrar algumas práticas objetivas e eficientes que podem melhorar o fluxo de trabalho da empresa. Vamos lá? Acompanhe!

Por que estruturar o fluxo de processos da empresa?

O fluxo de processos descreve as atividades realizadas pela empresa e o modo como as informações trafegam entre eles. O objetivo é otimizar recursos, reduzir o tempo de execução e melhorar a comunicação entre os diferentes setores.

Uma melhor comunicação contribui para o aumento da qualidade e para a redução de erros. Também elimina o retrabalho, a perda de material e de recursos.

Por exemplo: ao planejar o consumo de insumos, o fluxo de processos contribui para a redução de custos e para o melhor aproveitamento dos recursos disponíveis. Tudo isso torna a empresa mais enxuta e, é claro, mais competitiva.

10 Dicas para melhorar o fluxo de processos da empresa

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O bom fluxo de processos melhora a produtividade e ajuda a empresa a monitorar as atividades executadas. A ferramenta também dá mais autonomia às equipes que podem executar as tarefas sem o suporte direto do gestor.

Veja como melhorar o fluxo de processos da empresa:

1. Defina metas alcançáveis

As metas definidas devem ser alcançadas por toda a equipe, seja em pouco ou em muito tempo. Para garantir o engajamento, a empresa pode adotar a metodologia SMART, que define quais metas observar para atingir o resultado desejado.

  • S pecific – traçar objetivos alcançáveis;
  • M easurable – tenha indicadores exatos;
  • A attainable – defina metas alcançáveis;
  • R ealistic – realista;
  • T imely – toda meta deve ser atingida no prazo estipulado.

A metodologia SMART ajuda a empresa a cumprir prazos e garante que as tarefas sejam executadas com excelência. Vale observar, que para que a metodologia funcione, as diretrizes devem ser estabelecidas com coerência. Além disso, elas devem estar alinhadas com o plano de negócios da empresa.

2. Use a tecnologia a seu favor

A tecnologia facilita a gestão da empresa e garante que os projetos sejam entregues no prazo. Os recursos tecnológicos também criam boas políticas de cobrança e recebíveis, facilitando o controle do fluxo de caixa.

Outra vantagem é a redução do tempo de resposta às demandas dos clientes, aumentando a taxa de retenção dos clientes. Aumentar esse índice em apenas 5% aumenta o lucro da empresa em 25%.

3. Conheça os recursos disponíveis

O fluxo de processos só pode ser implantado se a empresa contar com ferramentas e recursos que facilitem o andamento dos procedimentos que precisa realizar. Os recursos disponíveis tem que ser analisados e avaliados de modo a adequar as propostas aos processos que podem ser executados.

4. Mapeie as rotinas de trabalho

Mapear rotinas de trabalho elimina o retrabalho e o excesso de burocracia. Além disso, torna o trabalho mais ágil e transparente, o que contribui para o aumento da produtividade.

O mapeamento serve como um guia que ajuda na resolução de problemas e de falhas processuais. Isso significa que os colaboradores devem consultá-lo, sempre para nortear todos os procedimentos, mesmo que isso implique em desfazer um projeto e retomá-lo do início.

5. Padronize os processos

A padronização de processos se refere a organização das tarefas da empresa como atendimento ao cliente, vendas, produção e conferência de produtos. Além de facilitar o fluxo de processos, a padronização torna o trabalho mais claro e preciso ao evitar a centralização e garantir que a tarefa seja executada da mesma forma por todos os operadores.

6. Invista na melhoria do setor de cobrança

A inadimplência tem um forte impacto na saúde financeira da empresa. Quando há um grande número de devedores a empresa encontra dificuldades em se manter competitiva e pode acabar fechando as portas.

Outro problema enfrentado é o pagamento de multas, decorrente do atraso no pagamento de tributos ou das contas de água, luz e internet. Para evitar estes problemas, a empresa deve estabelecer políticas claras de cobrança e adotar sistemas de pagamento automatizados.

Neste setor, o fluxo de processos visa acompanhar todas as ações que minimizem problemas que impactem negativamente no caixa da empresa. Além disso, a ferramenta deve criar um passo a passo para que ao ser seguido pela equipe garanta autonomia na hora de resolver pendências e imprevistos.

7. Integre os setores

Os diferentes setores da empresa devem operar de forma integrada. Algumas tarefas transitam por diferentes setores antes de serem finalizadas. Por exemplo, até a entrega de um produto passou pelo setor de compras, financeiro, vendas e pelo atendimento ao cliente. Por isso, operar de forma integrada torna a empresa mais eficiente, reduz o retrabalho e o tempo de resposta às necessidades dos clientes.

Claro, essa etapa exige que os gestores conheçam o funcionamento de todos os setores da empresa e implementem melhorias que simplifiquem o trabalho dos colaboradores.

8. Estimule a comunicação interna

A boa comunicação rompe barreiras, o que resulta na otimização de processos. Para integrar os diferentes setores a empresa deve promover a boa comunicação. Muitos profissionais podem propor melhorias de processos ou sugerir como executar tarefas de forma mais eficiente.

Além disso, uma comunicação interna eficiente ajuda o time a chegar a um consenso na hora de solucionar problemas. Alguns aplicativos otimizam a comunicação do time, entre eles vale destacar:

Slack

Utilizada por gigantes como a NASA e eBay, o Slack é referência quando o assunto é comunicação no ambiente de trabalho. Com a ferramenta, dá para criar grupos exclusivos, destacar publicações e trocar mensagens privadas com os usuários. O Slack está disponível para os dispositivos Android, iOS e também na web.

WhatsApp

O WhatsApp é simples e fácil de usar. Conta com mais de 1 bilhão de usuários que podem compartilhar vídeos, arquivos e mensagens de áudio. A criação de grupos com regras específicas permite que todos os membros da equipe se informem sobre alterações no projeto ou atividades pendentes, por exemplo.

Trello

O Trello é um aplicativo voltado para a organização de projetos. Dá para criar campos, compartilhar arquivos e trocar informações.

Todos os colaboradores terão acesso aos dados na plataforma e terão acesso às atividades realizadas. Também dá para verificar o andamento dos projetos e as etapas pendentes. está disponível na sua versão web ou nos dispositivos Android e iOS.

9. Valorize a equipe de trabalho

A participação de toda equipe é fundamental para que o fluxo de trabalho seja implementado de forma eficaz. Contar com o apoio de todos os colaboradores gera maior engajamento e uma maior adesão às ferramentas propostas pela empresa.

Para isso, é preciso valorizar a equipe de trabalho, promovendo os membros mais capacitados e realocando talentos. Também é importante capacitar os profissionais de modo a garantir que eles exerçam suas funções com mais desenvoltura, aplicando metodologias mais modernas.

Manter a motivação da equipe é outra função dos gestores. Uma forma de conseguir isso é compartilhando as ações implementadas e os resultados obtidos. Cientes das ações e das melhorias alcançadas, a equipe se mostrará mais comprometida com o crescimento do negócio.

10. Abandone velhos hábitos

Mudanças nem sempre são bem aceitas. No entanto, para alcançar bons resultados é importante que todos os colaboradores se empenhem para vender mais ou aumentar a participação da empresa no mercado.

Portanto, para ser eficaz, o fluxo de processos deve estar atrelado a mudança da cultura organizacional. O alinhamento moral e ético demonstra aos colaboradores como agir para obter os melhores resultados e tornar o trabalho mais simples. Ou seja, é uma ação que produz resultados positivos em todos os departamentos da empresa.

Agora que você conhece algumas das principais ações que podem ser feitas para otimizar seu fluxo de processos e obter os ganhos de eficiência esperados para o seu negócio, que tal colocar em prática todas as metas e transformá-las em resultados?

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