Gestão de produtividade: qual o papel dos líderes no rendimento?

Conheça mais sobre as atribuições e o importante papel da liderança na gestão de produtividade organizacional.
Líderes e Gestão de Produtividade
element2

A automação do atendimento diminui a sobrecarga da equipe e melhora a comunicação com o cliente. Entenda como turbinar a empresa com essa ferramenta!!

O fluxo de processos torna a empresa mais competitiva e eficiente....

Ter em mãos o controle de produtividade da sua equipe facilita superar obstáculos...

As regras para armazenamento de documentos deve abranger tanto os documentos físicos, em papel, quando para os digitais.

Dificilmente, existe alguma organização que não lide com o desafio de precisar elevar a sua produtividade. O que muitas não se dão conta é de que, antes de realizar diversos investimentos para isso, calibrar as habilidades da liderança é algo que contribui, e muito, para otimizar a gestão de produtividade.

Afinal, o líder exerce uma grande influência nesse quesito. Ele tem a incumbência de fornecer o suporte e a motivação necessários para que o colaborador alcance o seu potencial, aprimore a sua performance e tenha uma boa produtividade.

Ainda, ele tem o papel de controlar o rendimento do trabalho do seu time, identificando eventuais dificuldades e gargalos e minimizando-os.

Para saber mais sobre o papel dos líderes na gestão de produtividade e como obter melhorias que impactem positivamente em seus resultados, continue a leitura e confira as nossas dicas.

Qual é a influência do líder para a produtividade da equipe?

A liderança inegavelmente afeta o desempenho organizacional, especificamente a performance e a produtividade dos colaboradores.

A satisfação no trabalho, o comprometimento, a motivação para atingir metas e melhorar as entregas — tudo isso é influenciado pela liderança e impacta na gestão de produtividade e nos resultados alcançados.

Quando a liderança é deficitária em seu papel, os colaboradores provavelmente se desmotivarão, as equipes terão alta rotatividade, ocorrerão muitos atrasos, erros e retrabalhos. Todos esses problemas repercutem negativamente na produtividade organizacional.

Com isso, uma boa gestão de produtividade é uma das maneiras mais relevantes pelas quais os líderes contribuem ou prejudicam o resultado das empresas. Portanto, seu papel para que os times tenham bons rendimentos e melhores níveis de produtividade é muito significativo.

Quais são as atribuições do líder para a gestão de produtividade?

Para contribuir para uma melhor gestão de produtividade, as atribuições do líder passam por atuar como uma espécie de controlador da produção e do rendimento individual e coletivo das equipes.

Entretanto, vai além. John Quincy Adams, ex-presidente norte-americano, já dizia em seu tempo que “se suas ações inspiram os outros a sonhar mais, aprender mais, fazer mais e se tornar mais, você é um líder”. Essa frase resume muitas das atribuições da liderança nas organizações.

E tudo isso torna-se ainda mais desafiador em um ambiente de negócios VUCA (volátil, incerto, complexo e ambíguo), aliado às novas formas de trabalho que, muitas vezes, rompem com os modelos tradicionais, nos quais os gestores aprenderam a atuar.

Assim, para conseguir cumprir seu papel, é necessário um alto grau de habilidade e capacidade de adaptação e atualização contínua.

Nesse contexto, entre as principais atribuições do líder no que compete à gestão de produtividade, temos:

  • Alinhar habilmente sua equipe e seus objetivos à visão da empresa e às metas organizacionais;
  • Direcionar o trabalho dos colaboradores para que os resultados estabelecidos sejam conquistados;
  • Detectar oportunidades de melhoria para potencializar a performance e o engajamento dos colaboradores;
  • Fornecer orientação, feedback e as ferramentas necessárias para que os profissionais atinjam o seu potencial e alcancem suas metas;
  • Motivar constantemente as equipes e mantê-las engajadas;
  • Ter uma boa comunicação com os colaboradores e ajudá-los a eliminar dúvidas e barreiras que impeçam que a sua performance se aperfeiçoe;
  • Atuar para que se tenha um clima organizacional saudável e positivo, de modo que a motivação, a satisfação e a produtividade da equipe sejam ampliados;
  • Saber delegar tarefas de forma motivadora e desafiadora e demonstrar confiança de que o profissional as executará com sucesso sob a sua orientação;
  • Fazer com que os colaboradores sintam-se parte essencial da empresa, valorizados e reconhecidos pelas suas contribuições.

Como a gestão de produtividade pode ser feita pelos líderes?

Uma liderança bem-sucedida envolve o gerenciamento de relacionamentos e comunicações dentro de uma equipe levando-a a alcançar objetivos específicos.

Assim, a liderança reflete na capacidade de expressar uma visão, influenciar e inspirar colaboradores para alcançar resultados, incentivar a cooperação da equipe e ser um exemplo para ela. A partir disso, a gestão de produtividade terá terreno fértil para prosperar.

Ademais, será preciso estabelecer um estilo de liderança adequado. Esse refere-se à maneira e à abordagem pelas quais o líder fornece direção e apoio e motiva as pessoas. Ao utilizar o estilo mais adequado, será possível desenvolver uma equipe de mais alta performance, que atinja resultados e tenha mais produtividade.

Por exemplo, alguns colaboradores podem se destacar ao trabalhar de forma independente, enquanto outros podem precisar de mais contato e colaboração com outros colegas.

Assim, líderes eficazes e focados na gestão de produtividade devem descobrir o que motiva as pessoas de seu time, o que elas realmente gostam e buscam com o seu trabalho, como elas preferem atuar e ser lideradas.

Desse modo, os estilos de liderança podem variar de acordo com a personalidade e a necessidade situacional. Cada um dos tipos de liderança tem impacto na transformação e/ou criação de uma cultura organizacional focada na gestão de produtividade.

Cabe destacar que os melhores líderes não adotam apenas um estilo de liderança. Eles são habilidosos em vários e têm a flexibilidade de alternar entre esses tipos conforme ditam as circunstâncias.

Entre os estilos de liderança para a gestão de produtividade mais utilizados, estão:

  • Autoritária: exige conformidade imediata;
  • Visionária: consegue mobilizar e motivar as pessoas em torno de uma visão;
  • Participativa: cria laços emocionais e compartilha o poder de decisão;
  • Delegativa: constrói o consenso por meio da participação e dá ao grupo a liberdade de decisão sobre algo;
  • Situacional: flexibiliza as decisões e formas de trabalho conforme as situações;
  • Coaching: desenvolve pessoas para o futuro da empresa, preparando-as para estarem capacitadas para novos desafios.

Conhecer e adotar o estilo ideal para a cultura da sua empresa, os objetivos da organização e preferências do colaborador favorece a produtividade da equipe e a obtenção de melhores resultados.

Essa adequação mostra-se importante especialmente à luz do fato de que, conforme uma pesquisa global da Gallup, apenas 13% dos colaboradores estão engajados no trabalho.

Portanto, há muito espaço e desafio para que a liderança execute o seu relevante papel na gestão de produtividade e controle do rendimento do trabalho do seu time.

Como a liderança pode otimizar a gestão de produtividade por meio da automação?

Fazer a gestão de produtividade dos funcionários requer uma série de etapas. Deve-se mapear e acompanhar as tarefas exigidas, coletar dados de desempenho, manter comunicações bidirecionais, analisar resultados e criar uma base para a tomada de decisões.

O líder também deverá ter objetividade nesse processo, indo além dos sentimentos instintivos ou de afinidade com o colaborador e começar a acompanhar de perto os fluxos de trabalho.

Pode parecer que fazer tudo isso resultará em um incremento na burocracia da empresa e na carga de trabalho dos líderes.

Entretanto, na realidade ocorre o oposto. Com uma boa plataforma de gestão de produtividade, é possível automatizar controles e trazer mais agilidade e transparência a essa otimização.

A automação apoiará a parte que exigiria do líder muito tempo e esforço e o liberará para desenvolver suas atribuições relacionadas ao alinhamento, motivação e suporte à equipe, se concentrando no desenvolvimento e aprimoramento dos talentos e em ações estratégicas para impulsionar a eficiência e a produtividade dos colaboradores.

Um exemplo de solução tecnológica que proporciona tudo são programas focados especialmente no acompanhamento de produtividade de equipes.

Eles fornecem detalhes e acompanhamento sobre horários de trabalho realizados, sites que o colaborador visitou e outros dados que proporcionam uma base para que o líder compreenda o que está prejudicando a produtividade e o que pode alavancar o desempenho do colaborador ao próximo nível.

Quer saber mais sobre as soluções para a gestão de produtividade? acompanhe mais sobre no nosso blog.

 VÍDEOS HYPEONE