LGPD para empresas: como aplicar a lei no seu dia a dia?

Com a publicação da LGPD para empresas, todos os setores devem adequar seu modelo de comunicação com clientes.
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A automação do atendimento diminui a sobrecarga da equipe e melhora a comunicação com o cliente. Entenda como turbinar a empresa com essa ferramenta!!

O fluxo de processos torna a empresa mais competitiva e eficiente....

Ter em mãos o controle de produtividade da sua equipe facilita superar obstáculos...

As regras para armazenamento de documentos deve abranger tanto os documentos físicos, em papel, quando para os digitais.

A LGPD para empresas visa proteger os dados pessoais e preservar a privacidade das pessoas físicas.

A lei se aplica a todas as operações de gestão de dados realizadas por empresas públicas ou privadas. Pessoas físicas que operam dados pessoais de clientes no ambiente online ou offline também precisam observar o LGPD.

A seguir, explicaremos melhor como aplicar essa lei no dia a dia da empresa. Vamos lá?

Acompanhe!

O que é LGPD?

LGPD é a sigla para Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais do Brasil. Tem o objetivo de estabelecer regras sobre coleta, uso, compartilhamento e armazenamento de dados, e assim garantir o maior controle das pessoas sobre suas informações pessoais.

O que são Dados Pessoais?

Segundo a LGPD, Dados Pessoais são informações que permitem identificar uma pessoa natural. Estão relacionados aos direitos fundamentais relacionados à liberdade, intimidade e à privacidade.

Já os Dados Pessoais Sensíveis estão ligados à intimidade por se referirem a orientação sexual, orientação política, raça ou credo. Por isso, requerem maior proteção.

E Dados Anonimizados? O que são?

Dado Anonimizado não permite identificar quem forneceu os dados. Se a pessoa se identificar, as informações não poderão ser visualizadas.

Como alcançar o cliente sem violar a LGPD?

A lei estabelece as hipóteses nas quais a empresa pode coletar informações dos clientes de forma lícita. O setor de comunicações, por exemplo, pode captar esses dados de três maneiras:

Consentimento: Nesse caso, o cliente fornece informações por meio de um opt-in. Os dados serão utilizados para um propósito específico como a compra de um serviço ou de um aparelho telefônico.

Legítimo interesse: Essa base permite a utilização de dados dos clientes sem prévio consentimento do titular. No entanto, é preciso identificar quando o legítimo interesse pode ser aplicado – o que é mais facilmente analisado por um DPO (Data Protection Officer).

Contratos: Aqui, os dados do titular são utilizados no início do contrato, para validá-lo ou para comprir uma obrigação explícita do acordo.

Quais são os impactos da LGPD para empresas?

Mudança na comunicação

A estratégia de negócios da empresa tem que obter dados que garantam o aumento das vendas.

Isso significa que a política de proteção de dados deve ser construída de forma clara e concisa.

A linguagem deve ser simples e acessível, o que facilita a compreensão e garante que o cliente solucione suas dúvidas em poucos minutos.

Alterações na análise de dados

A base de dados da empresa precisa ser inviolável. Caso os dados dos clientes vazem, a empresa sofrerá sanções. Isso, é claro, que impacta diretamente no faturamento.

Investir na proteção de dados, portanto, evita prejuízos e garante a liquidez dos ativos dos negócios.

Mudanças no setor de marketing

A tendência é que as empresas apostem no marketing mais simples e orgânico.

Claro, os profissionais ainda vão trabalhar com dados e gerar Leads qualificados.

No entanto, é necessário respeitar a lei.

Assim, o setor precisa repensar suas estratégias de modo a gerar valor para os clientes por meio de interações mais significativas e pensadas individualmente.

A palavra-chave nesse típico é, novamente, consentimento.

Inbound Marketing

Como você sabe, uma estratégia de Inbound Marketing busca ativar relacionamentos baseados em confiança de modo a melhorar a comunicação.

Se feita com consentimento do consumidor, a metodologia de Inbound Marketing permite a coleta de dados de forma efetiva e legal.

Quer um exemplo? Ao investir em Marketing de Conteúdo e na publicação de conteúdo relevante e original, as marcas constroem um relacionamento mais próximo com os clientes.

O objetivo é aumentar o engajamento.

Além disso, empresas que falam aquilo que o público gosta de ouvir, fidelizam o cliente mais facilmente.

Fornecer experiências valiosas, portanto, é uma das maneiras mais simples de conseguir dados dos clientes e assim gerar leads para o setor de vendas da empresa.

Email marketing

A empresa pode enviar emails apenas para os clientes que autorizem o uso de dados pessoais.

É importante abandonar estratégias em massa e invasivas, pois, em geral, elas não estão de acordo com a LGPD.

Também é importante conquistar a lista de contatos. Leads engajados, que se comunicam bem com a empresa são o cenário ideal da LGPD.

Garantia de direitos dos titulares

A LGPD para empresas define direitos aos titulares como acesso, portabilidade e anonimização. É fundamental que a empresa garanta meios válidos de tratamento que possam atender prontamente aos direitos dos interessados.

Implantação de um plano de ação

O ideal, é que a empresa elabore um plano de ação para implantar a LGPD. As medidas já adotadas assim como o cronograma das atividades desenvolvidas podem ser descritas no documento.

Assim, ao ser questionada pelos clientes ou pela ANPD sobre os procedimentos adotados, a empresa poderá informar quando a implantação estará finalizada.

Revisão dos documentos jurídicos

A empresa tem que revisar contratos, termos e aditivos. Entre os tópicos vale destacar: cliente, fornecedor, prestador de serviços, colaborador e terceirizado.

Essa revisão deve ser feita mesmo que a empresa não tenha clientes pessoas físicas. Isso porque os dados dos colaboradores devem ser protegidos de forma adequada, de acordo com a LGPD.

Registro de atividades de tratamento

Segundo a LGPD, todas as operações que lidam com dados pessoais precisam ser registradas e guardadas. Isso, é claro, representa um grande desafio. Todo o registro do ciclo de vida dos dados pessoais têm que ser guardados assim como a descrição, período de retenção e finalidade do registro.

No entanto, a LGPD para empresas prevê a simplificação do registro a partir de um modelo que será disponibilizado pelos órgãos regulamentadores.

Impacto na rotina de trabalho

Todos os colaboradores devem conhecer a LGPD para empresas. Além de tornar os procedimentos internos mais simples, isso garantirá que os clientes se sintam mais seguros para fornecer os dados necessários para o fechamento das vendas.

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