A LGPD para empresas visa proteger os dados pessoais e preservar a privacidade das pessoas físicas.
A lei se aplica a todas as operações de gestão de dados realizadas por empresas públicas ou privadas. Pessoas físicas que operam dados pessoais de clientes no ambiente online ou offline também precisam observar o LGPD.
A seguir, explicaremos melhor como aplicar essa lei no dia a dia da empresa. Vamos lá?
Acompanhe!
O que é LGPD?
LGPD é a sigla para Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais do Brasil. Tem o objetivo de estabelecer regras sobre coleta, uso, compartilhamento e armazenamento de dados, e assim garantir o maior controle das pessoas sobre suas informações pessoais.
O que são Dados Pessoais?
Segundo a LGPD, Dados Pessoais são informações que permitem identificar uma pessoa natural. Estão relacionados aos direitos fundamentais relacionados à liberdade, intimidade e à privacidade.
Já os Dados Pessoais Sensíveis estão ligados à intimidade por se referirem a orientação sexual, orientação política, raça ou credo. Por isso, requerem maior proteção.
E Dados Anonimizados? O que são?
Dado Anonimizado não permite identificar quem forneceu os dados. Se a pessoa se identificar, as informações não poderão ser visualizadas.
Como alcançar o cliente sem violar a LGPD?
A lei estabelece as hipóteses nas quais a empresa pode coletar informações dos clientes de forma lícita. O setor de comunicações, por exemplo, pode captar esses dados de três maneiras:
Consentimento: Nesse caso, o cliente fornece informações por meio de um opt-in. Os dados serão utilizados para um propósito específico como a compra de um serviço ou de um aparelho telefônico.
Legítimo interesse: Essa base permite a utilização de dados dos clientes sem prévio consentimento do titular. No entanto, é preciso identificar quando o legítimo interesse pode ser aplicado – o que é mais facilmente analisado por um DPO (Data Protection Officer).
Contratos: Aqui, os dados do titular são utilizados no início do contrato, para validá-lo ou para comprir uma obrigação explícita do acordo.
Quais são os impactos da LGPD para empresas?
Mudança na comunicação
A estratégia de negócios da empresa tem que obter dados que garantam o aumento das vendas.
Isso significa que a política de proteção de dados deve ser construída de forma clara e concisa.
A linguagem deve ser simples e acessível, o que facilita a compreensão e garante que o cliente solucione suas dúvidas em poucos minutos.
Alterações na análise de dados
A base de dados da empresa precisa ser inviolável. Caso os dados dos clientes vazem, a empresa sofrerá sanções. Isso, é claro, que impacta diretamente no faturamento.
Investir na proteção de dados, portanto, evita prejuízos e garante a liquidez dos ativos dos negócios.
Mudanças no setor de marketing
A tendência é que as empresas apostem no marketing mais simples e orgânico.
Claro, os profissionais ainda vão trabalhar com dados e gerar Leads qualificados.
No entanto, é necessário respeitar a lei.
Assim, o setor precisa repensar suas estratégias de modo a gerar valor para os clientes por meio de interações mais significativas e pensadas individualmente.
A palavra-chave nesse típico é, novamente, consentimento.
Inbound Marketing
Como você sabe, uma estratégia de Inbound Marketing busca ativar relacionamentos baseados em confiança de modo a melhorar a comunicação.
Se feita com consentimento do consumidor, a metodologia de Inbound Marketing permite a coleta de dados de forma efetiva e legal.
Quer um exemplo? Ao investir em Marketing de Conteúdo e na publicação de conteúdo relevante e original, as marcas constroem um relacionamento mais próximo com os clientes.
O objetivo é aumentar o engajamento.
Além disso, empresas que falam aquilo que o público gosta de ouvir, fidelizam o cliente mais facilmente.
Fornecer experiências valiosas, portanto, é uma das maneiras mais simples de conseguir dados dos clientes e assim gerar leads para o setor de vendas da empresa.
Email marketing
A empresa pode enviar emails apenas para os clientes que autorizem o uso de dados pessoais.
É importante abandonar estratégias em massa e invasivas, pois, em geral, elas não estão de acordo com a LGPD.
Também é importante conquistar a lista de contatos. Leads engajados, que se comunicam bem com a empresa são o cenário ideal da LGPD.
Garantia de direitos dos titulares
A LGPD para empresas define direitos aos titulares como acesso, portabilidade e anonimização. É fundamental que a empresa garanta meios válidos de tratamento que possam atender prontamente aos direitos dos interessados.
Implantação de um plano de ação
O ideal, é que a empresa elabore um plano de ação para implantar a LGPD. As medidas já adotadas assim como o cronograma das atividades desenvolvidas podem ser descritas no documento.
Assim, ao ser questionada pelos clientes ou pela ANPD sobre os procedimentos adotados, a empresa poderá informar quando a implantação estará finalizada.
Revisão dos documentos jurídicos
A empresa tem que revisar contratos, termos e aditivos. Entre os tópicos vale destacar: cliente, fornecedor, prestador de serviços, colaborador e terceirizado.
Essa revisão deve ser feita mesmo que a empresa não tenha clientes pessoas físicas. Isso porque os dados dos colaboradores devem ser protegidos de forma adequada, de acordo com a LGPD.
Registro de atividades de tratamento
Segundo a LGPD, todas as operações que lidam com dados pessoais precisam ser registradas e guardadas. Isso, é claro, representa um grande desafio. Todo o registro do ciclo de vida dos dados pessoais têm que ser guardados assim como a descrição, período de retenção e finalidade do registro.
No entanto, a LGPD para empresas prevê a simplificação do registro a partir de um modelo que será disponibilizado pelos órgãos regulamentadores.
Impacto na rotina de trabalho
Todos os colaboradores devem conhecer a LGPD para empresas. Além de tornar os procedimentos internos mais simples, isso garantirá que os clientes se sintam mais seguros para fornecer os dados necessários para o fechamento das vendas.
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